Escrito por Qui, 14 de Fevereiro de 2013 12:40
O Unaí Esporte Clube foi fundado originalmente em 1966 por meio do Sr. Gasparino Leão do Amaral. Inicialmente criado como time amador, participou de diversos campeonatos até se profissionalizar na década de 70. O Unaí conseguiu o acesso à primeira divisão do Campeonato Mineiro em 1992 ao vencer o Guarani de Divinópolis. Mas o sucesso foi passageiro e após uma grave crise financeira o clube fechou as portas.
Em 1997 uma iniciativa dos sócios do Clube Itapuã localizado em Unaí-MG montou um novo clube de futebol chamado Sociedade Esportiva Itapuã. Com este nome o clube filiou-se à Federação Brasiliense de Futebol e foi campeão do campeonato candango da segunda divisão naquele ano conquistando o acesso, mas não permaneceu por muito tempo. Em 2002 uma parceria com a prefeitura local resultou em patrocínios ao clube que incluiu o nome da cidade e as cores verde e branca no uniforme transformando-se no Sociedade Esportiva Unaí Itapuã.
O Unaí então conquistou o acesso e ficou na primeira divisão até 2008 quando amargou o rebaixamento. De lá para cá o clube vinha disputando a divisão de acesso até que em 2012 em mais um grande esforço o clube se reformulou voltando ao nome original (Unaí Esporte Clube) e o novo escudo com as cores da cidade. Mesmo com o favoritismo do Brasília, o Unaí-MG se firmou e conquistou seu segundo título da segunda divisão do DF.
Imaginava-se que para 2013 o Unaí-MG viesse com força total para a disputa da primeira divisão. O clube fez pré-temporada fora de casa e contou com reforços do Cruzeiro-MG em seu elenco. Mas os resultados nas primeiras rodadas não foram nada animadores: Perdeu para o Ceilandense na primeira rodada (2x0), empatou com o Capital (0x0) e foi goleado em casa pelo Ceilândia (4x2). O alívio só viria na próxima rodada quando o time mineiro venceria o Brazlândia fora de casa (3x1).
Com uma estrutura apenas razoável e investimento mediano, o Unaí-MG conta com a força de sua torcida quando joga em seu estádio (Urbano Adjuto) para fazer a diferença frente aos grandes do DF. Por este motivo o clube não reúne grandes aspirações e deverá ficar em posição intermediária na classificação.
Mais do Unaí
Nome: Unaí Esporte Clube
Mascote: Periquito
Títulos: campeão da Segunda Divisão de Minas Gerais (1992); Bicampeão da Segunda Divisão do DF (2002 e 2012)
Estádio: Urbano Adjuto com capacidade para 4.000 pessoas
Presidente: Elias Andrade
Classificação Campeonato 2012: 1º Lugar (segunda divisão)
Destaques: Atacantes Sandro Goiano e Sabino
O "Cara": Quem vem fazendo a diferença no elenco unaiense é o lateral direito Filhão. Jogador bastante experiente com passagens por Goiás e Boa Esporte, ele fez dois gols na partida diante do Brazlândia.
Time Base: Tiago; Filhão, Binha, Neuran e Romarinho; Sandro, Pedrinho, Renatinho e Alemão; Sandro Goiano e Sabino .
Técnico: Cleiton Mineiro
Curiosidades: Jogador do Unaí não pode sair da linha porque o presidente do clube é Elias Andrade, Capitão da PM de Goiás, Chefe da Inteligência e da Comunicação Social do Batalhão de Unaí-MG.
Quem diria que ao final do ano a torcida poderia relembrar classificações heroicas na Copa do Brasil...
31 December 2016 Leia mais...Há tempo migrei a atenção dos meus escritos para o mundo do futebol, com foco no capital mais importante...
01 September 2015 Leia mais...Início parecido. A Chapecoense foi fundada em 10 de maio de 1973 enquanto o Gama em 15 de...
30 November 2016 Leia mais...Cleber Pires e sua esposa no Camp Nou em Barcelona O manto alviverde viajou novamente rumo à...
26 October 2015 Leia mais...